Todos nós sabemos que o pequeno empreendedor em qualquer que seja o mercado ele deve ser polivalente. Pois além do talento e dedicação, é necessário saber calcular custos, entender um pouquinho de finanças, ter noções básicas de logística e conhecer um pouco de marketing. Por isso é fundamental procurar conhecer muito bem o seu negócio.
É certo que, uma boa divulgação facilita e muito a descoberta de novos clientes. Suas vendas podem ser modestas até então, mas a partir do momento que você começar a ter uma estratégia para conquistar novos clientes suas vendas cresceram consideravelmente. Acredito que o marketing seja essencial para quem está iniciando e para quem já está há muitos anos no mercado. Afinal, quem não aparece não se estabelece. E a propaganda é a alma do negócio!
Na divulgação dos meus doces finos e brigadeiros gourmet;
Por onde devo começar?
Dependendo do mercado que você deseja alcançar existem várias formas de divulgação: anúncios em revistas, jornais de bairro, panfletagem, participação em feiras e bazares, distribuição de cartões para vizinhos e conhecidos, parcerias com buffets e cerimonialistas, e claro a internet.
Mas como nosso objetivo é sempre obter o melhor custo x benefício, analise bem antes de veicular uma propaganda. Anúncios em revistas, por exemplo, costumam ser bem caros e o retorno é muito pequeno ou mesmo inexistente. Dentre as várias formas de divulgação, a internet é a que apresenta o melhor custo x benefício. E é possível aparecer a custo zero!
Então como vou aparecer se sou apenas um em um milhão?
Aqui vão algumas dicas para utilização da internet como também outras fontes de divulgação.
Invista na internet para divulgar seus doces finos e brigadeiros.
Hoje em dia é essencial a divulgação na internet de sua nova marca de doces finos & brigadeiros gourmet, aproveite esta grande ferramenta que está disponível gratuitamente para todos nós, nela você pode utilizar diversos meios para divulgar seu produto como, por exemplo, participando das redes sociais como: Facebook; Instagram; YouTube; Blogs; WhatsApp; Snapchat; Twitter; Anúncios pagos, entre outras opções.
Estas são hoje poderosas ferramentas de divulgação. Utilize-as de forma inteligente para aparecer e divulgar seu trabalho. Na minha modesta opinião, sugiro a criação de uma loja virtual ou blog. Uma loja virtual ou blogs são muito interativos e é possível atualizá-lo facilmente. Você pode criar uma loja virtual ou blog gratuitamente em plataformas como: Blogger, Wordpress, wix, etc.
A partir do momento que você cria sua loja virtual ou blog, você já tem um endereço na internet, uma referência, uma vitrine virtual. E essa vitrine virtual será utilizada para expor os seus produtos. E para que seus clientes entrem em contato com você, é muito importante colocar em sua loja ou blog todas as informações necessárias: seu nome, e-mail e telefone, etc. Também é importante que o sua loja virtual ou blog seja limpo, claro e objetivo para facilitar a consulta dos seus clientes.
Incentive também a divulgação boca a boca
Mesmo em dias de alta tecnologia, não existe forma mais eficiente de divulgação que o famoso e velho, boca a boca. É notório que quando recebemos uma indicação de um amigo temos muito mais facilidade de comprar aquele produto. Isso acontece por causa da confiança transmitida.
Existe uma regra de marketing que nos diz que 1 cliente satisfeito atrai mais 5 novos clientes, enquanto 1 cliente insatisfeito afasta 20 possíveis clientes. E você pode incentivar a divulgação boca a boca da seguinte maneira: Com Promoções; Descontos para quem indicar novos clientes; Descontos para compras conjuntas; Cartão de fidelização, entre tantas opções.
Participe de eventos do ramo e distribua cartões de visita
Procure sempre participar de eventos, feiras e cursos do ramo de confeitaria, doces finos, brigadeiros gourmet e chocolates. Mesmo que você não tenha condições de ser um expositor, participe como visitante. Faça novos contatos e distribua seus cartões de visita. Aproveite para ficar por dentro das novidades do mercado e de novas tecnologias. Podem até surgir boas parcerias nestes eventos.
O segredo é deixar a timidez para trás. Não se preocupe com o tamanho do seu negócio, todo grande negócio começou pequeno também. É importantíssimo criar um cartão de visitas para a divulgação de sua marca. Carregue sempre seus cartões de visita com você, não tenha dúvidas de entregá-los durante uma conversa informal com amigos no salão de beleza, padaria, açougue ou para uma pessoa que tira uma dúvida com você na esquina de casa, etc.
Outra dica é sempre enviar seus cartões de visitas junto com as encomendas. Além de reforçar a sua presença com seu cliente, este cartão pode ser repassado também para outras pessoas.
Personalize suas embalagens e Visite potenciais clientes
Deixe sempre sua marca registrada em embalagens e forminhas. Quando utilizar embalagens sofisticados, dê preferência para utilizar embalagens que tenham condições de serem aproveitadas para outros fins, assim seu cliente sempre estará em contato com sua marca. Deixe sempre nas embalagens de forma clara a sua marca e as principais informações de contato, que pode ser um telefone, e-mail ou endereço do seu blog.
Visitar potenciais clientes é também uma estratégia muito eficaz. Visitar seus potenciais clientes é essencial para criar uma grande rede de fidelidade. Escolha muito bem as visitas que você fará, leve sempre com você amostras de seus doces finos e brigadeiros gourmet, seu cartão de visitas e muita disposição e entusiasmo para conquistar um novo cliente.
Para quem tem o desejo de trabalhar com grandes encomendas, visite também as empresas especializadas em eventos, cerimônias, casamentos, formaturas, entre tantas opções. Grandes encomendas são uma excelente opção para quem trabalha com doces finos e brigadeiros gourmet para casamentos, aniversários, batizados, etc.
Não tenha medo da concorrência
Existe mercado para todo mundo. Por isso, não tenha medo de se mostrar e apresentar seus produtos. Existem muitas outras estratégias e o ideal é combinar diversas delas. Nenhuma destas estratégias exclui as outras. Por isso, tenha criatividade e disposição para ampliar sua rede de clientes.
Para você que tem o desejo de ter sucesso com seu próprio negócio de venda de doces finos e brigadeiros gourmet, eu gostaria de indicar abaixo três cursos mais avançado para seu negócio. É uma excelente oportunidade para você adquirir conhecimentos importantes para conduzir seu negócio. Não deixe de conferir…
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