Como precificar meus doces finos e brigadeiros gourmet
Como precificar meus doces finos e brigadeiros gourmet
Estou começando agora no mercado de doces finos e pretendo vender brigadeiros gourmet, cupkakes, bolos no pote, etc. Como devo calcular o preço de cada produto, item a item, sem ter prejuízo no final? Quero vender meus doces finos e brigadeiros gourmet por um preço justo!
Bem, o primeiro passo para descobrir o preço de venda de um determinado produto, por exemplo: (Brigadeiro gourmet) é descobrir quanto custa produzir este brigadeiro. Depois que você já descobriu o preço de custo ai sim, chegou a hora de formar o preço de venda do seu brigadeiro.
A definição do preço de venda é uma tarefa muito importante para o sucesso ou fracasso do seu negocio. Cobrar o preço errado em um simples docinho, pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio. Pense da seguinte forma: R$0,01 (um centavo) pode parecer muito pouco quando pensamos em um só brigadeiro mas, se pensarmos em um grande número de brigadeiros vendidos, este R$0,01 (um centavo) pode representar uma grande diferença no resultado final.
Então, quanto devo cobrar por um brigadeiro gourmet?
Para resumir a ideia anterior, sabemos que o preço de venda é o valor que você irá cobrar dos seus clientes. Então este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que você terá para produzir os brigadeiros, cobrir também todas as despesas que você tem para vender, e é claro, obter lucro sobre seu produto neste exemplo os brigadeiros gourmet.
Cobrar o valor certo dos seus clientes pode ser o melhor caminho para aumentar a competitividade entre você e seus concorrentes. Um modelo de estrutura de Formação do Preço de Venda de um produto ou serviço pode ser:
=> Custos: O custo é quanto você gastará para produzir cada brigadeiro que será oferecido aos seus clientes. => Despesas: A despesa é quanto você gastará para vender seus brigadeiro e, assim, gerar receitas. => Lucro: É o retorno que você terá ao vender um brigadeiro. O lucro é o dinheiro que irá financiar o crescimento do negócio.
É claro que existem outras formas de definir o preço de venda mas, para nos neste momento, basta entender esta estrutura genérica que pode ser aplicada a qualquer negócio. Você só precisa identificar os custos, as despesas e ver qual a margem de lucro viável para cada produto.
Tabela para formação de preço de seus doces finos
Embora pareça bastante trabalhoso, é de suma importância calcular o custo de cada produto, e nunca se esquecer de incluir também os gastos com a conta de água e de energia, por exemplo. Infelizmente neste caso, algumas pessoas iniciantes no mercado de doces finos e brigadeiros optam por calcular como gastos indiretos, ou pior, simplesmente ignoram esses pontos durante o cálculo. Mas agindo dessa maneira, o custo encontrado por cada produto não estará 100% correto. É necessário fazer uma gestão completa que englobe tanto os custos, quanto o valor agregado de cada peça para encontrar sua real lucratividade.
Pensando em todos esses fatores, nós disponibilizamos aqui o link a uma planilha completa, que vai lhe ajudar a calcular os custos dos seus produtos preenchendo o mínimo de informações necessárias e obtendo o máximo em resultados. Com esse material você conseguirá calcular o custo de cada produto, determinar sua capacidade produtiva e ainda encontrar o melhor preço de vendas para suas peças.
Faça o download gratuito e aproveite para obter todos os dados que vão lhe ajudar a organizar o seu negócio para vender ainda mais.
Dica: Com o preço de venda definido, faça uma comparação entre o seu preço de venda e o preço cobrado pelos seus concorrentes. Isso irá mostrar se você está dentro da competição no mercado ou se é preciso baixar ou até mesmo aumentar sua margem de lucro.
Fique atento: Existem pessoas neste mercado que por não conseguirem se diferenciar pela qualidade dos seus doces ou brigadeiros cobram um valor muito abaixo do mercado. Não entre nesta perigosa competição! Prefira oferecer qualidade com preço justo.