Então sempre procure identificar as necessidades e os principais interesses de seus consumidores, sabendo que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar novos através de campanhas de marketing e divulgação.
O papel do pós-venda na fidelização dos seus clientes
Independentemente do tamanho do negócio ou qual seja o mercado de atuação, a lealdade dos consumidores em relação às marcas está cada vez menor. E nada é diferente também neste crescente mercado de doces finos e brigadeiros gourmet. Hoje há muito mais oferta no mercado, a concorrência está mais acirrada e os clientes estão mais exigentes. Eles querem mais que um bom preço ou um produto de qualidade. O cliente hoje exige envolvimento da empresa durante a sua compra, comportamento ética, e satisfação garantida.
O mercado e as necessidades do consumidor mudam cada vez mais rápido e a maior oportunidade que as empresas possuem de fidelizar este cliente tão volátil é o pós-venda. Deve-se pensar no atendimento pós-venda de hoje como uma venda garantida amanhã, e uma recomendação que vai trazer para o seu negócio ainda mais clientes.
Pensando nisto, traremos agora algumas ideias de como você pode conquistar um pós-venda de sucesso no seu mercado de doces finos e brigadeiros gourmet; Vamos lá:
Por que devo fidelizar clientes?
A resposta para esta questão é simples: por que é mais barato.
=> Reter clientes pode custar até 5 vezes menos do que prospectar novos clientes.
=> Perde-se, em média 10% de clientes por ano. A redução desse número pode aumentar os lucros de 25% a 85% ao ano.
=> A taxa de lucro aumenta por tempo de permanência do cliente fidelizado.
=> O pós-venda eficaz é bom marketing para você ou seu negócio
=> Um cliente satisfeito com o atendimento pós-venda compartilhará (com amigos, família, colegas) a boa experiência que obteve com você. O contrário também é válido, caso a experiência não tenha sido positiva, certamente tentará convencer seus contatos a não fazerem negócios com você. Basta dar uma olhadinha no site Reclame Aqui que você já verá o que acontece.
Como este mercado de doces finos e brigadeiros gourmet está cada vez mais competitivo, um bom relacionamento com cliente será útil para a aquisição de novos clientes, vindos da sua rede de contatos. Muitas de suas concorrentes podem vender produtos similares ao seu em qualidade e preço, no entanto, poucas conseguem dar a garantia de uma boa experiência para o cliente. E é isso que esse marketing boca a boca vai fazer: ele irá garantir a satisfação do seu cliente e uma experiência de compra fantástica.
O pós-venda dos meus doces finos como feedback
Além de lucros e bom marketing, um bom relacionamento com seus clientes no pós-venda ajudará você mapear o grau de satisfação de cada um deles, com a finalidade de saber se as vendas estão atingindo os objetivos do seu negócio, se há problemas a serem resolvidos, e quais são as falhas no processo. Pode ser um processo interno (falta de informação, qualidade do serviço prestado, etc) ou externo (problemas de logística, fornecedores de baixa qualidade, entre outras). É um excelente feedback que irá ajudá-lo a melhorar o processo de vendas cada vez mais.
Algumas estratégias que ajudarão a melhorar o seu pós-venda
O pós-venda ideal está integrado a toda estratégia de marketing da sua empresa. Caso você possua uma loja virtual, por exemplo, a forma de atendimento nos canais ao consumidor pode ser o influenciador principal no momento da decisão de compra, pois acontece enquanto o cliente curioso navega pelo site e pede mais informações. Embora cada loja virtual deva montar a sua própria estratégia, separamos algumas dicas para inspirá-los:
Mantenha a comunicação: envie e-mail para o cliente perguntando se o produto foi entregue e se ele necessita de algo. Busque o feedback, não espere que o cliente venha até você. Mesmo que o cliente esteja insatisfeito, sentirá que a empresa está interessada em satisfazê-lo de verdade, e não apenas em fechar mais uma venda.
Promoções exclusivas: faça uma oferta exclusiva para o cliente, baseada no seu histórico de compras. Por exemplo, caso ele tenha recentemente adquirido uma caixa de brigadeiros gourmet, faça uma oferta de novos sabores ou outros tipos de doces finos, envie amostra grátis. Isso aumentará a possibilidade de vendas e fará o cliente se sentir especial.
Capacitação e treinamento: invista na capacitação e treinamento de quem atenderá o cliente. Isso significa também capacitar todos seus colaboradores e inseri-los na estratégia de marketing da sua empresa. Capacite-o a ponto de que ele possa tomar decisões sozinho e buscar soluções inovadoras e criativas para resolver os problemas dos seus clientes. Com um atendimento tão competente, seu pós-venda gerará muitas fidelizações, satisfação e novos clientes.
Faça o download gratuito e aproveite para obter todos os dados que vão lhe ajudar a organizar o seu negócio para vender ainda mais.
Opção
01
|
Opção
02
|
Opção
03
|
|
|
|