Mas pode ficar tranquilo, tem como virar essa situação. Afinal, são muitas horas de trabalho muitas vezes artesanal, cujo valor não pode ser contabilizado somente em termos monetários. Por outro lado, o cliente que busca um produto diferenciado, como qualquer outro cliente, também busca a famosa tríade “bom, bonito e barato”. Como, então, valorizar seus doces finos e cobrar por eles um preço justo sem que o cliente ache caro?
Sim; é possível fazer seu cliente valorizar seu trabalho, mas para isso é necessário você entender a diferença entre preço e valor e saber como usar essa diferença em seu favor. Muitas vezes, quando o cliente não valoriza o seu trabalho é porque a negociação está focada somente no preço e isto acontece quando o confeiteiro(a) já começa citando descontos, parcelamentos, promoções ou palavras como “barato” e “baratinho”.
Nossa sociedade está acostumada a pensar que preço baixo significa também baixa qualidade, então ter o menor do preço do mercado nem sempre quer dizer que você vai vender mais, da mesma forma que ter o melhor produto também não garante muitas vendas. Para valorizar seu trabalho, você precisa basear a sua argumentação, apresentação e oferta de vendas em valor.
Valor é tudo o que o cliente vai receber pelo preço que está pagando. Então para valorizar mais o seu trabalho neste exigente mercado dos doces finos e brigadeiros gourmet, Siga nossas dicas!
1) Acredite no valor do seu trabalho
Você deve acreditar que seus doces finos e brigadeiros gourmet é um trabalho artesanal e merece ser valorizado como tal. Lembre-se que o você é um profissional diferenciado, que ama o que faz, e faz por escolha própria e imprime em seus doces e brigadeiros sentimentos e realização. Além disso, tudo exige várias horas de trabalho e você participa de todo o processo de produção, desde a criação, desenvolvimento até o acabamento de cada simples docinho.
2) Seja original em seus doces finos e brigadeiros gourmet
O cliente que busca um bolo de casamento por exemplo, ou um doce artesanal e personalizado segue o mesmo caminho que qualquer outro cliente: pesquisa vários fornecedores, compara preço e qualidade dos produtos, se encanta com o que vê e com a maneira como é atendido. E hoje em dia a concorrência está forte, por isso você deve se diferenciar no mercado.
Primeiro pesquise seus concorrentes, veja o que está sendo oferecido e busque destacar-se! Crie doces diferentes com design original, busque fornecedores de matérias primas de qualidade, crie um acabamento especial, capriche nos mimos e embalagem, coloque sempre o seu toque pessoal e crie identidade para sua marca e produtos. Esses detalhes podem parecer pequenos mas fazem toda a diferença e valorizam o seu trabalho e produto!
3) Capacite-se e aprimore suas técnicas
Primeiramente, escolha uma técnica ou habilidade para aprimorar. Não existe habilidade que não possa ser aperfeiçoada. Invista em cursos presenciais ou online, pesquise tendências e novidades, adquira revistas e DVDs, participe de fóruns e grupos que discutem e compartilham experiências relacionadas à sua técnica. Se ainda não pode investir em cursos pagos, esgote os conteúdos disponíveis gratuitamente na Internet (Youtube, Pinterest, Flickr, etc). Esse investimento tornará seu trabalho mais profissional e os clientes não reclamarão de pagar um pouco a mais por um produto diferenciado e de qualidade.
4) Compartilhe experiências de sucesso
Não adianta somente sair fazendo divulgação de seus produtos em todos os meios. Invista em mostrar bons resultados e experiências de seus clientes. Divulgue depoimentos, fotos e histórias de clientes satisfeitos, mostre como seu trabalho é valorizado e adoça a vida das pessoas. Identidade e status para sua nova marca de doces finos e brigadeiros gourmet, são fatores que agregarão muito valor ao que você faz!
Espero que essas pequenas dicas o ajudem a valorizar mais o seu trabalho neste delicioso mercado dos doces finos e brigadeiros gourmet, e que você consiga lidar melhor com situações nas quais o comprador deseja negociar o preço ou discutir o valor de seus produtos.
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